sábado, 9 de maio de 2015

Receitas com Bacalhau

Eu preparei duas receitas diferentes que levam bacalhau e hoje vou mostrar como eu as preparei. 
As receitas são da Torta de Bacalhau e Camarão e o Bolinho de Bacalhau no Forno.
Como o preço do bacalhau não é muito atrativo eu dei preferência para o tipo mais barato e comprei somente 400g.
Essa quantidade foi suficiente para fazer essas duas receitas e serviram duas pessoas.
Ah!!! Para quem comprar o bacalhau salgado lembrem-se de deixar-lo de molho na geladeira por 24 horas e trocar a água a cada 8 horas (e sempre usando água gelada).
Espero que gostem!!!


Torta de Bacalhau e Camarão

Ingredientes.
100g de bacalhau desfiado
20 camarões de tamanho médio.
4 ovos cozidos e cortados em fatias
50g de brócolis
150g de manteiga
50g de farinha
50g de queijo parmesão ralado
5 batatas
1/2 maço de salsinha
700 ml de leite
1 cebola
2 dentes de alho
Alecrim
Sal e pimenta


Como preparei

Primeiro eu cozinhei os ovos e o brócolis. Os ovos foram cozidos por aproximadamente 8 minutos e o brócolis por 3 minutos.
Enquanto os ovos e os brócolis cozinhavam, eu separei as folhas da salsinha do seu talo

Depois eu cozinhei o bacalhau junto com o camarão. Primeiro eu coloquei o bacalhau para cozinhar e depois de 20 minutos coloquei o camarão e cozinhei por mais 5 minutos. Reservei a água do cozimento para usar.


Em uma panela, eu coloquei os talos da salsinha, alecrim, 600ml de leite e 100ml da água do cozimento do bacalhau e camarão. Levei ao fogo e desliguei antes de levantar fervura. Depois, eu levei essa mistura ao liquidificador e bati junto com uma cebola e dois dentes de alho. Bati bem e reservei.

Preparei um purê de batata e um creme branco. 
Para o purê, usei as 5 batatas, 100 ml de leite e 100g de manteiga. 
Já para o creme branco, usei 50g de farinha e 50g de manteiga.
Para fazer o creme branco, eu derreti a manteiga e em seguida coloquei a farinha. Depois de 2 minutos cozinhando fui, aos poucos, adicionando a mistura do leite com os temperos.

Por fim, piquei o resto das folhas da salsinha e adicionei-as ao creme branco junto com o brócolis, o bacalhau desfiado e o camarão. 

Em uma assadeira pequena, coloquei o creme branco, os ovos fatiados e cobri com o purê de batata. Por cima joguei 50g de parmesão ralado e coloquei para cozinhar por 25 minutos, com forno pré-aquecido a 180°C.    


Bolinho de Bacalhau no Forno
Ingredientes.
300g de bacalhau desfiado
50g de azeitona preta
2 batatas cozidas
1 xícara de farinha de pão
1/4 maço de salsinha
2 colheres de azeite
1 cebola
2 dentes de alho

Como preparei
Cozinhei o bacalhau, por aproximadamente 20 minutos e o desfiei.


Na mesma água do bacalhau, cozinhei 2 batatas de tamanho médio. Depois de cozidas, eu amassei as batatas para formar um purê.
Em um mini-processador eu coloquei a salsinha, a cebola, o alho, os temperos e 2 colheres de azeite e bati bem. Depois coloquei a azeitona no processador e bati um pouco. Bati um pouco mesmo, pois eu queria ter pedaços da azeitona preta no meu bolinho.






Misturei tudo com as mãos e modelei os bolinhos de bacalhau. 



Para finalizar, pincelei um pouco de azeite e passei os bolinhos na farinha de pão.  
Levei os bolinhos para assar, em forno pré-aquecido a 180°C, por aproximadamente 30 minutos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário